Uns dias atrás comecei a pensar sobre como tempos de pressão acabam com a gente. Pressão psicológica, principalmente. Todo mundo sabe que a forma como estamos, psicologicamente falando, influencia diretamente no nosso dia a dia e na forma como lidamos com as coisas. O que muitos não sabem, ou fingem não saber, é que muito desse nosso atraso psicológico tem muita relação com a pressão que vivenciamos ao longo da nossa vida. O grande problema, é que em muitos casos as pessoas insistem em se fazer de cegas e ao invés de ajudar, atrapalham e pioram ainda mais o que já é bem complicado. O pior, é que MUITA gente faz isso, e ainda vem de quem menos esperamos. É complicado receber desdenho das pessoas próximas, sendo que são as que melhor podem ajudar a resolver esses probleminhas.
Outro fator que dificulta, é que muitos também tratam esse tipo de problema como "frescura", bobeira, infantilidade, etc, e mesmo que alguns casos sejam assim, a maioria não é. Acham que, se não é problema pra elas, não deve ser pra ninguém, e isso é muito ridículo e infantil. Muita gente acaba perdendo a motivação com problemas relativamente simples, porque não recebem suporte necessário para poder superar o obstáculo, por não ter quem entenda que as pessoas são diferentes e enxergam o mundo de formas diferentes e consequentemente têm problemas e motivações diferentes.
Bullying ganhou um destaque muito grande nos últimos anos, mas é sabido que esse fato se faz presente no dia a dia da sociedade desde sempre e acaba gerando grandes problemas. Muitas pessoas falam "na minha época também tinha e ninguém chorava por conta disso". Nem tanto. Antigamente a internet não tinha a força, influência e importância que tem hoje. Sendo assim, amiguinhos, o problema existe, é bem grande e pode transformas crianças promissoras em adultos vazios e sem vontade.
Como disse anteriormente, é muito triste quando pessoas que fazem parte do nosso dia a dia não contribuem na melhora, mesmo sabendo que existe o problema. E o pior, é que tratam do problema como se realmente fosse uma coisa muito sem valor. Um exemplo: uns anos atrás, eu passava por um momento complicado, e acabava que eu demonstrava isso de maneiras não muito legais, mas acho quem já passou por isso entende e, não é todo mundo que consegue guardar absolutamente tudo pra si. Eis que, obviamente, pessoas mais próximas perceberam, e o que fizeram? Ajudaram, né? Uma pena que não tenha sido dessa forma. A omissão do pessoal me deixou meio intrigado porque não é isso que me cobram. E é bem triste perceber que, eu até tive sorte, existem pessoas que fazem muito pior que isso e infelizmente muita gente boa termina sofrendo com isso e o pior, muitos ainda se tornam depressivos e uma grande parte segue caminhos ainda piores.
Infelizmente, nem todos temos pessoas com quem podemos contar durante nossos períodos mais escuros, mas devemos aprender a suportar essas pressões, pois é impossível viver sem elas. Como disse em outro texto, cair faz parte, levantar se faz necessário. O mais importante é tirar proveito de todas as nossas experiências, boas ou ruins. Temos que nos fortalecer sempre, trabalhar a mente para que sempre possamos suportar quando a vida, pessoas ou situações nos pressionem para o mais baixo que consigamos ficar.
PS: pro pessoal que tem saco pra ler, pode deixar comentários ae, sugestões de temas, sei la, alguma coisa, as vezes eu escrevo com mais frequência. \o
Nenhum comentário:
Postar um comentário