segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Autoconfiança

     Eis que depois de 3 meses e meio, voltei (aeeee). Não tive nenhuma ideia pra escrever e como isso é normal, empoeirou um pouco isso aqui, mas tá tranquilo, hoje surgiu algo. Começando: "Autoconfiança é a convicção que uma pessoa tem, de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa" (Thanks wikipedia). Imagino que todo mundo tem algum tipo de sonho, de metas, de objetivos (tá ficando repetitivo né?) e é super importante que tenhamos consciência de nossas capacidades. Por quê? Simples. É de conhecimento geral que a vida não é fácil, e sem autoconfiança, e em muitos casos junto com auto-sabotagem, deixa tudo praticamente impossível. Sendo um exemplo até razoável disso, posso falar que a soma desses 2 fatores me atrasaram muito. Sou adepto da filosofia de que tudo tem seu tempo, e embora certo de que provavelmente não estaria em situação muito melhor do que a que estou hoje, pelo menos estaria mais bem preparado para as intempéries. O que quero dizer é que confiando em si mesmo, temos mais ânimo pra seguir e lutar. Claro que é importante saber que também temos limites, e que não da pra ganhar ou brigar sempre, mesmo que a confiança esteja ali. Ser autoconfiante é, além de acreditar, conhecer a si mesmo e saber até onde ir.

     Mas, assim como tudo que usamos em excesso faz mal, autoconfiança demais pode acabar resultando em egocentrismo, que é igualmente ou até mesmo mais nocivo que os outros 2 fatores negativos que citei mais cedo. Relembrando, é importantíssimo conhecer os nossos limites pois assim evitamos criar o pensamento de que somos muito melhores do que a realidade mostra e isso é muito prejudicial. Quando acreditamos que temos esse potencial inexistente, acabamos por nos frustrar com mais facilidade e intensidade, o que pode acarretar em uma perda excessiva de autoconfiança e aí entram os 2 vilões que falei mais cedo.

     Claro que, no final, o que mais queremos é alcançar a felicidade, uma certa estabilidade emocional que nos permita manter o equilíbrio tanto nos momentos de vitória quando nos de derrota. E a autoconfiança, nas doses certas pode ser um ótimo catalisador para atingirmos o sucesso, afinal, é o que queremos, certo?

Nenhum comentário: