terça-feira, 26 de junho de 2012

Acerca dos comportamentos

     Vou pagar de entendido e psicólogo agora. Todos sabemos que as pessoas se comportam de formas diferentes, mas podemos padronizar e englobar as coisas, classificando tais comportamentos como: Agressivo, passivo e assertivo. Falando de forma resumida quanto à agressividade e à passividade, pode-se dizer que são sentimentos primitivos, mas que, aplicados ao ser humano, tornam-se, digamos, socializados. Pessoas mais "fortes" tendem a ser agressivas, enquanto os mais fracos, passivos, fogem procurando se defender dos ataques. Quem age dessa forma, costuma ser mais ansioso e acaba tendo problemas sérios no âmbito social. A melhor forma de ser e agir, então, é se comportando assertivamente. Hã? Explicando melhor. O indivíduo que é assertivo, não tem problemas em expor o que precisa ser dito, ele sabe muito bem onde terminam os seus direitos e onde começam o do outro. O assertivo sabe dizer não sem se sentir mal por isso. As pessoas costuma pensar que o melhor a se fazer é simpatizar totalmente com o outro e fazer o que foi pedido, numa tentativa de não ofender. Quem tem coragem de ler o que eu escrevo, já sabe muito bem que eu gosto de me inserir nas coisas que eu escrevo. Não consigo ser muito assertivo, e isso, obviamente, não rende coisas muito positivas. Eu ainda consigo ser passivo e agressivo (por razões óbvias, não ao mesmo tempo). Da mesma forma que não consigo dizer não para algumas coisas e/ou pessoas, me exalto facilmente quando as coisas não saem conforme o planejado. Digo isso porque, mês passado, me pediram pra baixar uma coisa na internet, o que acabou me custando uma semana e atrasando umas coisas minhas. Tudo porque o animalzinho aqui não conseguiu falar não, ou pedir pra esperar um pouco, mas não, faz tudo errado. Nesse caso foi coisa simples, não atrapalhou porque o que foi atrasado foi video game, então foi tranquilo. Ser assertivo, contudo, não é tarefa fácil, pois no decorrer da nossa vida, acabamos por adotar, instintivamente, comportamentos nocivos a nós e aos quem nos cercam. Ninguém escolhe ser passivo ou agressivo, é tudo, como disse, meio que implantado nas pessoas. Sendo assim, é preciso procurar ajuda, pois não é tão fácil mudar algo que pode ter sido implantado desde muito cedo em nossa mente. Resumindo, ser assertivo é conseguir viver o aqui e o agora, conseguindo agir de forma pensada e natural, sem desrespeitar a si mesmo e ao próximo, é conhecer os seus direitos e os do próximo, é saber nos respeitar mais e conquistar o respeito de todos. É possível, com isso, eliminar tensões desnecessárias, ansiedade, e nos permite ter maior controle sobre situações cotidianas.


PS: Não gostei muito desse texto, mas quis escrever pra poder pensar mais e variar um pouco. E o início foi uma brincadeira, obviamente não sou entendido no assunto, muito menos psicólogo e fiz uma pesquisa bem curta sobre o tema. Obrigado pela atenção.

Nenhum comentário: